quarta-feira, 29 de maio de 2013

LIVROS

Hanna Barbera's World of Super Adventure:


        Se arrependimento matasse, eu estaria morto faz tempo.
        Esse livro na imagem acima eu tive da oportunidade de tê-lo uma vez a muitos anos atrás em uma loja. Não lembro mais o porquê de eu não ter levado essa raridade para o meu lar, na certa porquê dei à preferência para qualquer outro produto ao invés dele, acreditando de que eu o teria novamente em mãos quando a loja  regressasse.
       Como não voltei, mais do que justo o dono do estabelecimento ter passado ele adiante para uma pessoa em perfeito estado de sanidade, e que não cometeria da blasfemia que cometi em não ter levado essa magnífica obra.
       Hoje, passado assim tantos anos e após muitas procuras por sebos, internet e lojas especializadas em histórias em quadrinhos e produtos relacionados ao universo do entretenimento televisivo e da sétima arte, ainda não tive da oportunidade de tê-lo em mãos novamente, mas disso tudo aprendi uma grande lição.
       Desde o dia em que voltei a loja para então comprá-lo e fiquei sabendo de que já havia sido vendido, nunca mais na minha vida deixei de levar algo que realmente eu tivesse vontade de comprar.
       Penso de que à lógica do universo do capital para nós, réles mortais, é usarmos o dinheiro para aquilo que nos dá prazer.
       Calma aos senhores leitores e frequentadores de Blogs. Não estou dizendo aqui e nem defendo de que devemos ser consumistas e gastadores ao extremo, mas não consigo imaginar passar pelo mundo sem realmente podermos fazer aquilo que nos dá prazer, desde que sejam lícitas é claro.
        O título da obra já diz tudo. É um livro, na verdade uma fantástica produção artística desenvolvida por Michael Swanigan e Darrel McNeil sobre a época de ouro dos estúdios da Hanna Barbera.
        Pelo que me lembro quando viajei pelas páginas dessa obra literária e artística, ela aborda sobre os Super Heróis da Hanna Barbera, mas de uma maneira diferente dos demais.
         Como muitos sabem, e acredito até de que concordem comigo para àqueles que são fãs do universo da animação, de que os estúdios da Hanna Barbera foram a maior indústria de animação de todos os tempos, demonstrando uma criatividade dentro desse universo que poucos souberam explorar. Nem a Marvel com toda a genialidade do amado mestre Stan Lee, cercado de inúmeros talentos como Jack Kirby, Roy Thomas e John Buscema, só para citar os principais, foram tão criativos na animação quanto a Empresa de William Hanna e Joseph Barbera.
        Eu atrevo aqui a dizer de que o que a Marvel foi e é para os quadrinhos, é o que a Hanna Barbera foi para a animação televisiva. Um sucesso só.
        Claro de que esta é uma opinião pessoal que pode não refletir a de vários por ai.
        Mas o que importa, deixando-se de lado controvérsias e gostos, é de que esse estúdio fez e muito sucesso em sua época, deixando saudade até os dias de hoje já no século XXI.  
            E é justamente esse rico trabalho que a dupla Swanigan e McNeil apresenta nesse livro, contando sobre cada personagem de cada episódio que os Super Heróis da Hanna Barbera tiveram em seus desenhos animados.
        Quem não se lembra de Space Ghost enfrentando os seus muitos inimigos como Brak, Zorak e o Rei das Feras?
        Quem não se lembra do poderoso Mightor enfrentando Brutus ou o Rei da Tempestade?
        Quem não se lembra do Homem Pássaro enfrentando os temíveis Agentes da F.E.A.R.?
        Bem, para aqueles que admiram o assunto, é uma descoberta fantástica a cada página. Para aqueles que conheceram esses heróis e vilões quando criança, o prazer em revê-los.
        Ao vermos a imagem do livro, nele vem dizendo de que é o volume 1. Confesso de que nunca vi nenhum outro que não fosse esse. Mas uma coisa eu asseguro a todos, não importa em quantos volumes sejam, o que importa é a riqueza de detalhes que ele traz em suas páginas.
        Para aqueles que não tem assim como eu, resta sentar e chorar em algum canto até que a sorte atravesse nosso caminho trazendo um exemplar da maravilha da arte de animação.
        Se alguém tiver alguma informação, por favor compartilhe. 
        O Cosmonauta agradece. 

       
           





Nenhum comentário:

Postar um comentário